Você certamente em algum momento da vida será ou precisará de um padrinho ou a madrinha, seja no seu casamento ou no casamento de algum amigo ou parente.
Muitas vezes o casais escolhem os amigos e as pessoas mais próximas para fazer parte do cortejo e acreditem.
Embora algumas pessoas pensem isso, a função das pessoas escolhidas não é para dar bons presentes!
É importante dizer isso porque a função dos padrinhos é estar presente em todos os momentos e estender a mão amiga sempre que o casal estiver passando por uma dificuldade dentro do relacionamento, seja ela emocional ou material.
Aliás, você já se perguntou como surgiu a tradição dos padrinhos?
A cultura dos padrinhos
Existem muitas histórias sobre a origem da figura dos padrinhos que varia de acordo com a cultura e a localização.
Na Idade Média, época em que a grande maioria dos casamentos eram arranjados e a noiva dificilmente tinha direito de escolher seu futuro marido surgiu a tradição da noiva ficar do lado esquerdo e o noivo do lado direito na cerimônia religiosa.
Você já deve ter visto em algum filme em que no dia do casamento o grande amor da noiva poderia tentar um último e desesperado recurso, raptando a moça e fugindo com ela para que pudessem viver felizes.
Diante disso, caso alguém quisesse roubá-la, o noivo empunharia a espada com rapidez e a defenderia com mais facilidade, já que a espada ficava do lado direito do homem.
Com o tempo, para que o noivo não ficasse tenso com a possibilidade de haver o roubo da sua noiva. foi surgindo a figura dos padrinhos.
Que era um guerreiro de confiança do noivo que iria defendê-lo se necessário.
A figura das madrinhas também tinha um papel muito importante no casamento. Chamada de dama de honra da noiva, era as pessoas ficavam ao seu lado para auxiliá-la no que fosse preciso.
Outra curiosidade sobre as madrinhas é que quando a ideia da festa de casamento em si começou a surgir. Naquela época, as madrinhas se vestiam exatamente como a noiva.
Isso porque as pessoas acreditavam que um casamento, além de possíveis sequestradoras apaixonados, também podia atrair espíritos ruins.
Então, para proteger a noiva de demônios e homens raivosos, as madrinhas se vestiam iguais à noiva para confundir quaisquer pessoas ou espíritos insatisfeitos por tempo suficiente até que os noivos estivessem devidamente casados.
Que louco isso não?
DEPOIMENTOS
Saiba mais sobre o que dizem a respeito do nosso trabalho
Muito obrigada mesmo foi o melhor presente que poderíamos receber
Desde a primeira reunião já sabíamos que era a melhor escolha
Ficamos muito satisfeitos com todo trabalho de vcs!!!
Recomendo mil vezes, foi a melhor escolha que fizemos
Marcamos o casamento e foi um sufoco, vocês não tinham a data disponível.
A cultura no Brasil
Podemos dizer que para nós, brasileiros já a tradição começou no Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563 pela Igreja Católica na Europa.
Nesta ocasião, o clero se reuniu para emitir inúmeros decretos dogmáticos sobre a fé e a disciplina da Igreja Católica e, entre outras coisas, criaram o sacramento do matrimônio.
Antigamente a pessoa poderia ser considerada casada com muita facilidade, bastava se declarar e pronto.
Mas após o Concílio de Trento igreja determinou ao casamento o status de sacramento e determina que ele seja celebrado por um sacerdote (Padre) na presença de duas ou três testemunhas.
O que embasou os costumes de hoje em dia, não só nos casamentos católicos mas também em várias outras religiões.
E você, o que sabe sobre isso?
Compartilhe conosco o que você achou desse post. Conte as suas histórias sobre o que você sabe sobre a origem dos padrinhos e madrinhas de casamento.
Adoraremos ler sua opinião.
Fonte: wikipedia